
Estamos vivendo um tempo de grande alegria para o Colégio Imaculada Conceição, pois é o marco dos Cem Anos das Concepcionistas no Brasil. Machado, em 1912, era um lugarejo, um pequeno ponto dentro de um país de tão grande extensão territorial. Mas foi aqui, na nossa cidade, que as Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino se instalaram para a missão de “Evangelizar através da Educação”. Educar com propriedade e compromisso, tendo Maria Imaculada como inspiração fundacional.
Para comemorar os 100 anos desse eminente acontecimento que muito enaltece a nossa cidade, em preparação às comemorações do centenário que se inicia em julho deste ano, o primeiro evento realizado foi o lançamento do II Concurso de Logotipo e Slogan comemorativo (o I Concurso foi realizado por ocasião dos 90 anos do Colégio), promovido pela Comissão Centenária Cultural, envolvendo cada um dos que acolhem, com gratidão, o trabalho iniciado pelas irmãs e que se prolonga até os dias de hoje. Poderiam se inscrever e participar alunos, pais de alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e irmãs religiosas dessa comunidade.
Na noite de 23 de maio, uma equipe de jurados se reuniu no Colégio para a avaliação dos 71 trabalhos apresentados para o Concurso. A comissão foi formada pelas senhoras Lúcia Helena de Almeida, Ana Maria Brigagão de C. Issa, Elizabeth Begali, Dilma Swerts Dupont e pelo senhor Edelson Borges.
Destacaram como vencedor na categoria “logotipo”, o trabalho desenvolvido por Eliel Silva. Na categoria “slogan”, o primeiro lugar no concurso foi conferido à Irmã Lucy Hugen, com a seguinte frase: “Missão, Cultura e Evangelização Concepcionista em Machado – MG – Brasil. 1912 – 2012”.
Em sessão solene na manhã do dia 24, com toda a comunidade educativa, no Auditório Madre Carmen Sallés, foi a divulgação do resultado do Concurso. Os quatro participantes de cada categoria receberam um brinde oferecido pelo colégio e entregues pelas irmãs, coordenadora e integrantes da Comissão Cultural. Os prêmios para os vencedores foram entregues pelo senhor Prefeito, Roberto Camilo O. Morais, que na ocasião, ainda discursou sobre sua satisfação em poder fazer parte dessa história, primeiro como ex-aluno, segundo como pai de alunos e finalmente, como Prefeito Municipal durante os festejos Centenários da fundação dessa importante Obra para a vida de Machado.
|