
Vinte e seis de abril de 1924: há pouco mais de 90 anos chegavam em Mococa as Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, que se dispuseram a dar continuidade à importante missão deixada por Santa Carmen Sallés de evangelizar através da educação, inspiradas em Maria Imaculada. Vindas da Espanha e atendendo ao pedido de pais mocoquenses cujas filhas estudavam no Colégio Concepcionista em Guaxupé, para que pudessem estudar no município em que residiam, inauguraram o Colégio Maria Imaculada (CMI) de Mococa.
Começando com apenas duas classes atendendo crianças em regime de internato e externato, o colégio foi se desenvolvendo e crescendo ao longo dos anos. Após a instalação do Noviciado, passou, inclusive, a receber jovens que desejavam se tornar Irmãs. Hoje o CMI conta com um nível de instrução que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, sendo o único colégio católico de Mococa.
Para celebrar estes 90 anos, foi realizada no CMI, uma Gincana Solidária, cujo encerramento aconteceu no sábado, 26 de abril último, e contou com a participação das Irmãs Concepcionistas, professores, funcionários, alunos, familiares e amigos, que se reuniram nesse dia para realizarem animadas provas esportivas e culturais na quadra. As atividades tiveram início algumas semanas antes, com a arrecadação de alimentos e material de limpeza que foram entregues às entidades beneficentes: Arco Íris, Casa de Acolhimento de Barretos e Lar Maria Imaculada.
Duas equipes, Azul e Branco (em homenagem as cores do símbolo da Congregação Concepcionista), disputaram a gincana, que deu a vitória para a equipe Azul, que obteve maior pontuação tanto nas provas, quanto na doação de alimentos e produtos.
“Uma instituição comemorar 90 anos não é qualquer coisa, é uma verdadeira história nas costas de tantos que já passaram por aqui”, afirmou a Ir. Vera Lúcia Marini, Diretora Pedagógica do CMI de Mococa. No sábado, 26 de abril, foi celebrada uma missa como forma de gratidão a todos, vivos ou falecidos, que marcaram presença na vida da comunidade Concepcionista em Mococa. “Celebrar a Eucaristia também foi uma forma de agradecer a Deus pelas maravilhas realizadas em tantos que já estiveram presentes nesta caminhada Concepcionista aqui de Mococa”, conclui Ir. Vera Lúcia.
Confira um pouco mais sobre esta grande festa ocorrida, num vídeo publicado no link abaixo:
90 anos CMI Mococa
Por Mariana da Cruz Mascarenhas – jornalista e ex-aluna do CMI (SP)
|