Publicada no dia 19/03/2013
Homilia do Papa Francisco na missa de abertura de seu pontificado

Meditando as virtude de São José, patrono da Igreja, o Papa Francisco convocou a todos os fiéis e autoridades presentes na celebração eucarística de abertura de seu pontificado a serem guardiões de toda a criação.

“São José se dedicou com empenho jubiloso a educação de Jesus Cristo, a missão de guardar Jesus e Maria, e essa missão também se estende a toda Igreja. (...) Guardemos Cristo na nossa vida para guardar os outros, para guardar a criação”, disse.

A solenidade de São José marca o início do ministério petrino do Papa Francisco. A celebração eucarística, realizada na Praça de São Pedro na manhã desta terça feira, tem com a participação de inúmeras autoridades políticas e religiosas, entre elas a presidente do Brasil, Dilma Rousseff e o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL da JMJ, Dom Orani João Tempesta.

“Queria pedir, por favor, a todos os que ocupam cargos de responsabilidade no âmbito econômico, politico, sejamos guardiões da criação. Mas para guardar também devemos cuidar de nós mesmo. (...)Cuidar, guardar requer bondade”.

No início da celebração o Sumo Pontífice recebeu o pálio e o Anel do Pescador, símbolos do ministério que exerce na Igreja. Leia abaixo a íntegra da homilia do Santo Padre.

Queridos irmãos e irmãs!

Agradeço ao Senhor por poder celebrar esta Santa Missa de início do ministério petrino na solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja universal: é uma coincidência densa de significado e é também o onomástico do meu venerado Predecessor: acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão.

Saúdo, com afeto, os Irmãos Cardeais e Bispos, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e as religiosas e todos os fiéis leigos. Agradeço, pela sua presença, aos Representantes das outras Igrejas e Comunidades eclesiais, bem como aos representantes da comunidade judaica e de outras comunidades religiosas. Dirijo a minha cordial saudação aos Chefes de Estado e de Governo, às Delegações oficiais de tantos países do mundo e ao Corpo Diplomático.

Ouvimos ler, no Evangelho, que «José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua esposa» (Mt 1, 24). Nestas palavras, encerra-se já a missão que Deus confia a José: ser custos, guardião. Guardião de quem? De Maria e de Jesus, mas é uma guarda que depois se alarga à Igreja, como sublinhou o Beato João Paulo II: «São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo» (Exort. ap. Redemptoris Custos, 1).

Como realiza José esta guarda? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender. Desde o casamento com Maria até ao episódio de Jesus, aos doze anos, no templo de Jerusalém, acompanha com solicitude e amor cada momento. Permanece ao lado de Maria, sua esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida, na ida a Belém para o recenseamento e nas horas ansiosas e felizes do parto; no momento dramático da fuga para o Egito e na busca preocupada do filho no templo; e depois na vida quotidiana da casa de Nazaré, na carpintaria onde ensinou o ofício a Jesus.

Como vive José a sua vocação de guardião de Maria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto aos seus sinais, disponível mais ao projecto d’Ele que ao seu. E isto mesmo é o que Deus pede a David, como ouvimos na primeira Leitura: Deus não deseja uma casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu desígnio; e é o próprio Deus que constrói a casa, mas de pedras vivas marcadas pelo seu Espírito. E José é «guardião», porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo.

Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!Entretanto a vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!E quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da história, existem «Herodes» que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher.

Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos «guardiões» da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para «guardar», devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura.

A propósito, deixai-me acrescentar mais uma observação: cuidar, guardar requer bondade, requer ser praticado com ternura. Nos Evangelhos, São José aparece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor. Não devemos ter medo da bondade, da ternura!

Hoje, juntamente com a festa de São José, celebramos o início do ministério do novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um poder. É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão (cf. Mt 25, 31-46). Apenas aqueles que servem com amor capaz de proteger.Na segunda Leitura, São Paulo fala de Abraão, que acreditou «com uma esperança, para além do que se podia esperar» (Rm 4, 18). Com uma esperança, para além do que se podia esperar! Também hoje, perante tantos pedaços de céu cinzento, há necessidade de ver a luz da esperança e de darmos nós mesmos esperança. Guardar a criação, cada homem e cada mulher, com um olhar de ternura e amor, é abrir o horizonte da esperança, é abrir um rasgo de luz no meio de tantas nuvens, é levar o calor da esperança! E, para o crente, para nós cristãos, como Abraão, como São José, a esperança que levamos tem o horizonte de Deus que nos foi aberto em Cristo, está fundada sobre a rocha que é Deus.

Guardar Jesus com Maria, guardar a criação inteira, guardar toda a pessoa, especialmente a mais pobre, guardarmo-nos a nós mesmos: eis um serviço que o Bispo de Roma está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança: Guardemos com amor aquilo que Deus nos deu!Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos vós, digo: rezai por mim! Amém.

(tradução Radio Vaticano)

Fonte: Site JMJ 2013


Mais Notícias
12/04/2018 Coordenadores de Pastoral e animadoras vocacionais do Serviço de Animação Vocacional Concepcionista (SAVC) da Província do Brasil reuniram-se na Sede Provincial...
01/03/2018 Responsáveis pelos sites locais da Província Concepcionista do Brasil participaram de um treinamento realizado na Sede Provincial, em São Paulo, no dia 19 de fevereiro...
01/02/2018 Nos dias 12 a 19 de janeiro de 2018, Irmãs Concepcionistas das comunidades da Província do Brasil participaram do Retiro Anual...
09/11/2017 Nos dias 27 e 28 de outubro de 2017, aconteceu a reunião com Coordenadores de Pastoral e integrantes do Serviço de Animação Vocacional Concepcionista (SAVC), na Sede Provincial, em São Paulo.
19/10/2017 No dia 28 de setembro de 201, aconteceu na Sede Provincial um encontro com diretoras, coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I...
05/10/2017 No dia 18 de setembro de 2017, aconteceu na Sede Provincial, em São Paulo, uma reunião com os técnicos de informática da Província Concepcionista do Brasil.
28/09/2017 Aconteceu, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro de 2017, o segundo módulo de formação de liderança e gestão de pessoas.
19/09/2017 As Irmãs da Província Concepcionista do Brasil participaram de um encontro realizado no Recanto Betânia...
31/08/2017 O 11º encontro do primeiro módulo do “Carisma em Comunhão” aconteceu nos dias 16 a 19 de agosto, no Recanto Betânia, em Embu Guaçu...
17/08/2017 Nos dias 27 a 29 de julho de 2017 foi realizada, no Recanto Betânia, a IV Assembleia Regional do MLC da Província do Brasil.
28/07/2017 A ANEC promoveu, nos dias 19 a 21 de julho, o seu IV Congresso Nacional de Educação Católica. Com o tema “Educação Católica e os Desafios do Século XXI – Debater o presente para construir o futuro”...
08/06/2017 De 1 a 3 de junho, alunos da Província Concepcionista do Brasil estiveram no Recanto Betânia para participar do Módulo 2 do Projeto “Crescendo em Comunhão”...
01/06/2017 Encontro para formação e capacitação pedagógica de diretoras e coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da Província Concepcionista do Brasil...
06/04/2017 Nos dias 27 e 28 de março de 2017 foi realizado na Sede Provincial, em São Paulo, um curso de formação em gestão de pessoas...
09/02/2017 Nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2017 aconteceu na Sede Provincial, em São Paulo, um encontro com os responsáveis pelos serviços técnicos de Informática...
02/02/2017 Os educadores do Colégio Madre Carmen Sallés, do Colégio Maria Imaculada e da Creche Madre Carmen Sallés participaram da primeira reunião pedagógica de 2017...
15/12/2016 Aconteceu no dia 26 de novembro de 2016 uma reunião com as Secretarias das comunidades Locais da Província do Brasil.
24/11/2016 No dia 21/11/2016 foi realizado um encontro com as Irmãs Superioras da Província Concepcionista do Brasil...
03/11/2016 Coordenadores de Pastoral e animadoras vocacionais da Província Concepcionista do Brasil participaram de um encontro que aconteceu na Sede Provincial...
27/10/2016 Nos dias 22 e 23 de setembro de 2016, aconteceu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, a VIII Assembleia Geral Ordinária da ANEC...
29/09/2016 Superiora Provincial inicia visita pastoral pelas comunidades concepcionistas...
15/09/2016 Aconteceu nos dias 18 a 20 de agosto de 2016, o primeiro encontro do módulo 3 do Projeto “Carisma em Comunhão”.
18/08/2016 Aconteceu, nos dias 11 e 12 de agosto, em São Paulo, o encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos...
29/07/2016 Aconteceu no Recanto Betânia, do dia 16 a 23/07, o retiro anual das Irmãs.
12/05/2016 Encontro com educadores de Ensino Religioso por núcleos acontece no CMI de São Paulo, reunindo professores dos colégios Concepcionistas de São Paulo: CMI, Recanto Betânia e Escola Santa Carmen...
05/05/2016 A Coordenação Provincial de Educação promoveu um curso de um dia sobre Introdução à Bíblia para os educadores de ER por núcleos...
14/04/2016 Nos dias 21 e 22 de março de 2016 aconteceu uma reunião na Sede Provincial, em São Paulo, que contou com a participação das Irmãs do Governo Provincial, Superioras, Ecônomas e Diretoras das obras...
31/03/2016 No dia 12 de março de 2016 aconteceu uma reunião do Movimento Leigo Concepcionista (MLC). O encontro reuniu coordenadores de grupos e Irmãs Concepcionistas...
03/03/2016 Diretoras, coordenadoras e educadores do CMI-SP visitam Escola Santa Carmen Sallés...
24/02/2016 Com pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Ir. Cruz.
28/01/2016 “Misericórdia Divina” foi o tema do Retiro Anual das Irmãs Concepcionistas...
05/11/2015 Encontro de Assistentes Sociais das obras Concepcionistas acontece na Sede Provincial...
22/10/2015 Nos dias 3 e 4 de outubro de 2015, as diretoras das obras da Rede Concepcionista de Ensino no Brasil participaram de uma reunião, realizada na Sede Provincial...
03/09/2015 Irmãs do Governo Provincial, Superioras, Ecônomas, Diretoras de cada colégio da Província do Brasil e funcionários do setor administrativo da Província se reuniram no dia 15 de agosto...
06/08/2015 Educadores de Ensino Religioso se reúnem para Seminário de Formação da Província Concepcionista...
23/07/2015 O Encontro Despertar tem o intuito de levar os jovens a conhecer melhor a pessoa de Jesus e saber o que Ele quer de cada um deles.
11/06/2015 Vinte e dois educadores das obras da Província Concepcionista do Brasil se reuniram no Recanto Betânia (SP) para participarem do primeiro encontro do Módulo 2 do Projeto “Carisma em Comunhão”...
30/04/2015 Membros do Conselho Diretor e diretores Concepcionistas discutem Planejamento e Marketing na escola católica...
23/04/2015 Superiora Provincial participa do Congresso Nacional da Vida Consagrada, em Aparecida (SP)...
01/04/2015 Participantes do 1º Módulo do Projeto: “Carisma em Comunhão” se reencontram em Mococa...
19/03/2015 Diretoras, coordenadores e responsáveis pelo setor tecnológico da Província do Brasil se reúnem na Sede Provincial...
09/03/2015 Aconteceu no Recanto Betânia o 7º encontro do Módulo 1 do Projeto “Carisma em Comunhão”...
22/01/2015 Retiro Anual das Irmãs Concepcionistas acontece no Recanto Betânia, em São Paulo...
11/12/2014 Encontro sobre atualização dos sites reúne profissionais do Setor de Tecnologia Concepcionista...
10/12/2014 Com pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Ir. Margarida. Ela descansou no Senhor em 9/12/2014...
28/10/2014 Nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, aconteceu no Colégio Maria Imaculada de São Paulo, uma reunião com os gestores das obras da Província Concepcionista do Brasil...
15/10/2014 Ecônoma Provincial do Brasil participa de Encontro Internacional de Economia em Madri...
11/09/2014 Encontros Regionais Concepcionistas reúnem irmãs da Província em São Paulo e Rio de Janeiro...
21/08/2014 Colégio Maria Imaculada - SP inaugura obra social Concepcionista em São Paulo...
25/07/2014 Há exatos 103 anos, no dia 25 de julho de 1911, faleceu em Madri a responsável pela fundação da Congregação Concepcionista: Santa Carmen Sallés...
26/06/2014 Leigos Concepcionistas se reúnem no Recanto Betânia para a III Assembleia Regional do MLC...
30/05/2014 Relevância das Ciências Humanas e Sociais nas séries iniciais foi um dos temas da 2ª Fase do Seminário sobre a Identidade Pedagógica Concepcionista...
30/04/2014 Aconteceu no dia 25 de abril, no Colégio Maria Imaculada (CMI), em São Paulo, uma reunião com todas as Diretoras dos colégios da Rede Concepcionista de Ensino...
14/04/2014 Último encontro de 2014 sobre o Ensino Religioso acontece na comunidade do Rio de Janeiro...
26/03/2014 Educadoras de Ensino Religioso do Polo 3 se reúnem em Passos para falar sobre a importância do ER na Rede Concepcionista .
11/03/2014 Rede Concepcionista reúne educadores de Ensino Religioso em Brasília.
06/03/2014 Encontro de Coordenadores de Pastoral e animadoras vocacionais das comunidades Concepcionistas do Brasil...
11/02/2014 Encontro sobre Ensino Religioso reúne educadores de São Paulo e do Recanto Betânia no CMI...
28/11/2013 Nos dias 8 e 9 de novembro, aconteceu o Encerramento do Curso de Capacitação Digital, em São Paulo.
07/11/2013 Sínodo sobre a Família – D. Lorenzo Baldisseri: os desafios pastorais no centro do "Documento preparatório"...
26/09/2013 21 de Outubro - 1º Aniversário da Canonização de Santa Carmen Sallés
15/08/2013 Agosto, mês vocacional! Conheça o Serviço de Animação Vocacional Concepcionista.
23/07/2013 Acompanhe por aqui a participação dos peregrinos na Jornada Mundial da Juventude...
06/06/2013 Ir. Zaíra Leite da Silva, Superiora Provincial, iniciou a Visita Pastoral às comunidades da Província...
04/06/2013 JMJ-2013: Papa Francisco vai inaugurar Capela em Aparecida
29/05/2013 É a primeira vez na história que todas as igrejas do mundo estarão unidas ao papa na mesma hora em adoração eucarística...
25/04/2013 Com o foco na formação de gestores em sintonia com a proposta e com o carisma de Santa Carmen Sallés, um grupo de educadores...
19/03/2013 Homilia do Papa Francisco na missa de abertura de seu pontificado.
13/03/2013 Fumaça branca sai de chaminé da capela Sistina, novo papa foi escolhido!
14/02/2013 Com grande surpresa e profunda gratidão recebemos, no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a notícia da renúncia do Papa...
22/10/2012 Madre Carmen Sallés declarada Santa na Praça São Pedro...
12/09/2012 Dia 25 de agosto realizaram-se, na Sede Provincial em São Paulo, na Comunidade de Passos, MG e na Comunidade do Carmen Sallés em Brasília...
21/08/2012 Realizou-se no Recanto Betânia, Embu Guaçu, do dia 16 a 18 de agosto o segundo encontro de alunos da Rede Concepcionista de Ensino...
06/08/2012 Cinquentenário do Colégio Madre Carmen Sallés em Brasília
25/07/2012 A Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino tem nova Superiora Geral
24/07/2012 Mística e profecia a serviço da vida
18/07/2012 Trabalhos Capitulares e visita à Terra de Santa Teresa
07/07/2012 As Irmãs Capitulares se preparam com Exercícios Espirituais dirigido pelo Cardeal Carlos Amigo Vallejo
03/07/2012 Irmãs Marlise, Zaira, Vera, Maria Vieira e Wanilda participam do XV Capítulo Geral da Congregação...
10/06/2012 Nota de Falecimento: Ir. Maria Marques Piza
02/05/2012 Representantes da Província Concepcionistas se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida...
23/03/2012 Reunião com as coordenadoras das comunidades religiosas da província, no dia 21 de março de 2012...
16/03/2012 Canonização da Beata Carmen Sallés...
27/02/2012 Canonização de Carmen Sallés - Convite e Compromisso de Santidade...
04/01/2012 Emissão dos Votos Perpétuos e ação de graças pelas Bodas de Ouro de Consagração...
10/11/2011 Presença Concepcionista no Dia Nacional da Juventude...
01/11/2011 As Irmãs: Rosângela, Maria José e Helizângela participam do 28° ENCONTRO ROGATE ...
19/10/2011 Nos dias 14 e 15 de outubro de 2011, o Conselho de Gestão de nossa Província esteve reunido...
10/10/2011 Respeito, amizade e afeto foram os valores trabalhados em Encontro Semear no CMCS...
29/09/2011 Dentro do projeto "RECICLE BATERIAS E PILHAS", os alunos do PRÉ do CIC-Passos foram ao Correio...
20/09/2011 Inauguração do Centro de Educação Municipal Madre Carmen Sallés - Machado...
13/09/2011 Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio do CMISP expuseram seus trabalhos na Feira do Livro..
31/08/2011 As crianças começam a ter contato com a arte na educação infantil...
09/08/2011 Noventa e nove não é cem. Em prol da capacitação do corpo discente do CIC-Passos...
09/08/2011 A equipe de educadores de Brasília retornou no dia 26.07 para dar início à jornada pedagógica...
09/08/2011 Edificando sonhos, construindo a história da Rede Concepcionista de Ensino. Este foi o tema do...