Publicada no dia 14/02/2013
Ano da Fé: Tempo propício

Sua Santidade, o Papa Bento XVI, proclamou um “Ano da Fé”, no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013.

Todos nós, os católicos, devemos participar desse ano com “todo seu coração, com toda sua alma e com todo seu entendimento” (Mt 22,37). Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada? Em um mundo cheio de misérias, fome, guerras, onde Deus parece não ter lugar e nem vez, não seria uma alienação proclamar um Ano da Fé? Para que serve a fé? Esses e outros interrogantes são propostos aos cristãos. Respondê-los se faz necessário para todos os que desejam viver sua fé com consciência, e não apenas como uma herança de seus pais e avós esquecida e guardada em um canto perdido da própria vida, e que não possui nenhuma incidência concreta no modo de viver, pensar, ser e relacionar-se.

O cristão diante dessa problemática não se cala e nem deve se calar. Devemos descobrir na oração os desígnios de Deus e dar respostas adequadas. Gostaria de convidá-los a percorrer comigo um itinerário que nos leve a descobrir o significado, importância e necessidade do Ano da Fé.

a. O Ano da Fé significa agradecer
O ser humano, em seu estado natural, possui inteligência e vontade com potencialidades infinitas. A beleza que surge das mãos dos homens é um reflexo da beleza que surge das mãos do Criador. No entanto, não quis Deus que o homem permanecesse apenas em seu estado natural e nos deu o dom da fé.

O dom da fé e da graça eleva o homem ao estado sobrenatural, somos filhos de Deus (1Jo 3,1). Neste estado podemos dizer com São Paulo “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). O estado sobrenatural não está em conflito com o estado natural. A graça não destrói a natureza, a supõe, eleva e aperfeiçoa.

A fé nos eleva a uma condição superior, mas não de superioridade. É na vivência profunda da fé que o homem se encontra completamente consigo mesmo e com o outro, e realiza plenamente a vocação a que foi chamado.

Cristo é nosso Senhor e nos convida a contemplar o mundo e seus irmãos com novos olhos. A fé, bem acolhida e cultivada, nos oferece uma lente que permite perceber a realidade com o coração de Deus. Por isto, o cristão não é indiferente aos assuntos do mundo. O sofrimento e a dor que assolam a humanidade devem ser sentidos, sofridos e compadecidos com maior intensidade por aqueles que se declaram apóstolos de Cristo. É com o amor de Deus que amamos o mundo.

A fé não é alienação, ao contrário, é trazer ao mundo um pouco do divino, é lapidar a beleza da criação muitas vezes escondida pela nuvem do pecado. A verdadeira alienação é não acolher, cultivar e promover o dom da fé. A busca de infinito que permeia o coração humano encontra nela seu porto seguro, pois somente através desse magnífico dom descobrimos quem realmente somos. Como dizia Santo Agostinho: “Fizeste-me para Ti, Senhor, e o meu coração inquieto está enquanto não descansa em Ti” (Confissões, l.1, n.1). Elevemos todos uma oração de agradecimento a Deus pelo dom da Fé que nos enriquece, fazendo-nos mais humanos e filhos de Deus.

b. No Ano da Fé é necessário dar razões
São Pedro, em sua epístola, nos convida a dar razões de nossa esperança. “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.” (1Pe. 3,15)

Não basta celebrar. A verdadeira ação de graças ao Senhor exige que desenvolvamos o dom recebido. A fé é a resposta que o coração humano naturalmente anseia encontrar. No entanto, o dom da fé não exclui a necessidade de utilizar o dom da razão para compreender melhor os mistérios revelados por Deus, de fazê-los compreensíveis e acessíveis ao homem em cada momento histórico. Existe a inteligência da Fé que deve ser, unida à luz da graça, desenvolvida a fim de que cada cristão possa aderir com maior liberdade às verdades reveladas.

Só a partir de uma livre, consciente e renovada adesão à própria fé haverá plena responsabilidade na vivência e testemunho desse dom. É aqui onde dom e resposta, graça divina e liberdade humana devem se dar as mãos para que a fé possa cair em terra fértil, semear e dar frutos em abundância.

Esforcemo-nos por conhecer profundamente a fé que professamos. Criemos grupos de estudos e reflexão, estudemos nossa história.

Possuímos um instrumento maravilhosamente privilegiado para esta finalidade: o Catecismo da Igreja Católica, que se apresenta também no formato de compêndio e no formato para jovens, o YouCat, lançado na Jornada Mundial da Juventude em Madri. Todos são fontes riquíssimas para alimentar nossa alma e nossa inteligência. Temos também o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, os documentos do Concilio Vaticano II, as encíclicas papais e, acima de tudo, a Sagrada Escritura.

Utilizemos as ferramentas que a sociedade moderna nos oferece para nos atualizarmos, conhecermo-nos e encontrarmo-nos. É louvável a iniciativa de diversos grupos de jovens que, na impossibilidade de encontrar-se fisicamente com frequência, utilizam os bate-papos, os grupos que as diversas mídias sociais oferecem. Desejo, vivamente, que estes grupos se multipliquem. É importante que estejam guiados por uma pessoa ou que tenham um moderador ou consultor com conhecimentos filosóficos e teológicos, que iluminem e ajudem a entender melhor a própria fé.

Pelo batismo, somos, desde já, cidadãos do Céu, mas devemos ser conscientes dessa tão alta dignidade. Não devemos nos acanhar diante dos desafios que o mundo apresenta. A Igreja não possui apenas dois mil anos de história, mas ela e, consequentemente cada um de nós que estamos em comunhão com a Igreja, possuímos a assistência do Logos Divino, da sabedoria eterna, que nos é dada através dos dons do Espírito Santo. Não devemos ter medo de dialogar com o mundo contemporâneo. É nossa missão evangelizar a cultura. Como afirma Bento XVI, “a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas, embora por caminhos diferentes, tendem para a verdade.”(Porta Fidei, n. 12). Sejamos os promotores da Verdade na caridade, e da caridade na Verdade.

c. No Ano da Fé é importante proclamar
Bento XVI, com muita sabedoria, alerta que muitos cristãos sentem “maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária.” (Porta Fidei,2). Diante dos desafios que nos apresentam a sociedade secularizada, nossa primeira reação é lançar-nos a fazer algo. Desejamos, justificadamente, e nos esforçamos, com boas intenções, por unir pessoas, grupos e entidades para combater aquilo que consideramos como nocivo ao cristianismo e à humanidade.

Considero importantes todas as iniciativas que visam promover nossa fé e incidir positivamente na sociedade e que contenham o avanço do mal que se alastra em nossa cultura. Mas, o que seriam dessas iniciativas de luta e de força, de combate e embate sem a fé? Não vejo os primeiros cristãos se conjurando para dominar as instituições através da força e do poder. A ação mais importante e fecunda de nossos primeiros irmãos foi, a partir de experiência que nasce do encontro pessoal com Cristo, testemunhar com a própria vida que Deus existe. Os pagãos se sentiam atraídos pela beleza da fé católica e pela caridade com que viviam os primeiros cristãos, e chegavam a exclamar: “Vede como se amam” (Tertuliano, Apol.,39).

É na caridade, na alegria, no entusiasmo e na felicidade da vivência de nossa fé que iremos permear o mundo da esperança e do amor cristão. É no respeito, no diálogo aberto, sincero e inteligente que construiremos pontes entre a Fé e o mundo contemporâneo. Já existem muitos muros!

Aprendamos a difícil arte de escutar, entender, compreender e defender sem medo nossa fé, com serenidade e respeito.

A evangelização e nossas ações sociais só produzirão efeito a partir do momento em que cada cristão tiver um encontro pessoal com Cristo.

Nossa fé não é fruto de uma decisão, mas de um encontro, e só a partir desse encontro nossa evangelização será uma luz que atrai por sua beleza divina.

Onde se realiza esse encontro? Não se é cristão sozinho. O ser humano é um ser social por natureza. É na comunidade de fé e na Igreja, como custódia dos sacramentos de Cristo, que encontraremos, renovaremos e promoveremos nossa fé. Só podemos nos dizer plenamente cristãos se encontrarmos nossos irmãos na oração, na eucaristia e na reconciliação.

Sem comunidade não há família cristã. É através do mistério do Corpo Místico de Cristo onde toda a Igreja se encontra. É na liturgia e nos sacramentos que toda ação tem sentido. “Sem a liturgia e os sacramentos, a profissão de fé não seria eficaz, porque faltaria a graça que sustenta o testemunho dos cristãos.” (Porta Fidei, n.11)

É na vivência comunitária de nossa Fé que encontramos o amor de Cristo. «Caritas Christi urget nos – o amor de Cristo nos impele» (2 Cor 5, 14). Sua Santidade afirma que “é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19).” (Porta Fidei, n.7)

O amor de Deus cria! A palavra criação possui a mesma raiz grega da palavra poesia “poietés”. Assim, Deus é o verdadeiro poeta e nós somos um poema de Deus. Por isso, é impossível não ficar admirando, contemplando o sol que nasce no horizonte, ou a lua cheia que cresce por trás dos montes. A natureza são versos divinos que nos remetem a Deus. Aqui, em nossa cidade maravilhosa, temos o momento e local para aplaudir o pôr do sol. No entanto, afirmo que não há maior milagre e poesia mais bela do que o olhar e o sorriso de um cristão que vive no mundo com coerência, simplicidade e entusiasmo a sua fé.

O católico tocado pela fé é uma das provas e evidências mais fortes da existência de Deus. Quando conheço um cristão coerente, vejo um milagre da criação. Vejo Deus na Terra e percebo que não há trevas que possam invadir um mundo dominado pela luz da fé, pelo sal do testemunho e pelo bálsamo da caridade. Em cada um de nós, de certo modo, se realizam de maneira plena as palavras de Cristo: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28,20).

Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo a graça de viver nossa fé com toda nossa alma, com todo nosso coração e com todo nosso entendimento. Só assim seremos o que temos de ser e transformaremos o mundo. Só em Cristo, por Cristo e com Cristo conseguiremos transmitir os tesouros de nossa fé e incidir positiva e efetivamente na sociedade. Não tenhamos medo de falar daquilo que preenche nosso coração; não tenhamos medo de falar d’Aquele que dá um sentido último às nossas vidas. Subamos nos telhados e nos preparemos para anunciar com amor que o Amor existe, se fez carne e habita em nós e está entre nós.

Preparemo-nos, através da oração, da adoração, da eucaristia, da reconciliação e da missão pessoal e comunitária para o Ano da Fé, que coincidirá, para o nosso júbilo, com a preparação e a realização da JMJ Rio 2013!

† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Nota: O documento Porta Fidei está disponível na íntegra no site: www.vatican.va

SIGNIFICADO DO LOGOTIPO
Num campo quadrado e com borda,
encontra-se simbolicamente
representada a nau, imagem da
igreja, que navega sobre águas
sutilmente esboçadas no gráfico,
cujo mastro principal é uma cruz
que iça as velas que, com sinais dinâmicos,
realizam o trigrama de
cristo; além disso, no fundo das
velas, o sol, que associado ao trigrama,
remete à eucaristia.

Matéria retirada da Integração em Revista – nº 27


Mais Notícias
12/06/2018 No dia 12 de abril de 2018, diretoras e coordenadoras do Ensino Fundamental II (EF II) e Ensino Médio (EM)...
12/06/2018 Nos dias 6 e 7 de abril de 2018, aconteceu na Sede Provincial um encontro com recepcionistas e responsáveis pelo atendimento...
12/04/2018 o Módulo 1 do “Crescendo em Comunhão” reuniu, nos dias 15 a 17 de março de 2018, no Recanto Betânia
12/04/2018 O 5º encontro do módulo 2 do projeto “Carisma em Comunhão” aconteceu, no Recanto Betânia, em Embu Guaçu (SP), nos dias 7 a 10 de março...
12/04/2018 Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2018, técnicos de informática da Província Concepcionista do Brasil participaram de uma formação...
01/06/2017 Pensando na formação continuada das irmãs, a equipe de Vida Religiosa promoveu um curso de formação nas áreas de vida consagrada, dimensão pessoal e litúrgica...
01/06/2017 O Governo Provincial realizou reunião com as irmãs Superioras das comunidades Concepcionistas do Brasil, na Sede Provincial em São Paulo, no dia 22 de abril de 2017, para tratar de assuntos gerais...
20/04/2017 No dia 1 de abril de 2017 aconteceu a primeira reunião de 2017 do Movimento Leigo Concepcionista (MLC).
20/04/2017 Coordenadores de Pastoral e integrantes do Serviço de Animação Vocacional Concepcionista (SAVC) da Província do Brasil participaram de uma reunião...
06/04/2017 Aconteceu no dia 23/02/17 a primeira reunião de 2017 com as diretoras, coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I...
06/04/2017 As secretárias e bibliotecárias das obras Concepcionistas do Brasil participaram de um encontro realizado na Sede Provincial, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2017.
16/02/2017 Aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2017 a primeira reunião do ano com as Irmãs Superioras das comunidades concepcionistas da Província do Brasil...
02/02/2017 Abrindo a agenda provincial de atividades de 2017, as Irmãs Concepcionistas da Província do Brasil participaram do Retiro Anual, dos dias 12 a 19/01/17.
13/10/2016 A Rede Concepcionista de Ensino do Brasil está com mais uma novidade para os pais de alunos: o aplicativo “Concepcionistas Mobile” acaba de ser disponibilizado também para iPhone...
13/10/2016 A família Concepcionista esteve em festa. No último sábado (24/09), às 17h, foi realizada uma missa em ação de graças pelos 80 anos do Colégio Maria Imaculada de São Paulo...
15/09/2016 No dia 1 de setembro, a Rede Concepcionista de Ensino do Brasil esteve unida em prece e louvor pela Terra.
15/09/2016 No dia 13/08, em Mococa-SP, realizou-se o encontro anual das Irmãs das comunidades de Mococa, Machado e Passos e no dia 14/08/2016, em São Paulo...
11/08/2016 A Coordenação Provincial de Educação promoveu um curso de um dia sobre Introdução à Bíblia para os professores das Obras Concepcionistas do DF...
01/04/2016 Dando continuidade ao desenvolvimento dos trabalhos referentes à atualização dos sites das obras Concepcionistas do Brasil foi realizada uma reunião, na Sede Provincial, em São Paulo...
03/03/2016 Diretoras das obras Concepcionistas do Brasil participaram de uma reunião na Sede Provincial, em São Paulo, no dia 12 de fevereiro...
05/11/2015 A manhã de sábado, do dia 11/10/15, foi muito especial para a Irmã Concepcionista Jesusa Cuesta: ela comemorou 50 anos de Vida Consagrada.
03/09/2015 Educadores e funcionários da Rede Concepcionista de Ensino se reuniram no Recanto Betânia para o oitavo encontro do Módulo 1 do Projeto “Carisma em Comunhão”, que aconteceu entre os dias 12 e 15/8...
11/06/2015 No dia 9 de maio de 2015 os participantes do módulo 1 do Projeto “Carisma em Comunhão” se reencontraram no Colégio Imaculada Conceição, em Passos (MG).
28/04/2015 Aconteceu o 3º reencontro entre os participantes do primeiro módulo do Projeto, na manhã do dia 11 de abril de 2015, no Colégio Regina Pacis, em Belo Horizonte.
10/03/2015 No dia 20 de fevereiro de 2015, a Coordenação Provincial de Educação (CPE) deu início à visita pastoral pedagógica pelas comunidades Concepcionistas do Brasil...
22/05/2014 Entre os meses de março e agosto deste ano de 2014, a Secretária Provincial, Ir. Rosangela Paula dos Santos, está visitando as comunidades Concepcionistas do Brasil.
06/05/2014 Entre os dias 7 e 11 de abril de 2014 a Superiora realizou sua primeira visita programada no Colégio Maria Imaculada (CMI), em São Paulo.
27/03/2014 No dia 25 de março de 2014 aconteceu no Centro Cultural de Brasília a 25ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) promovida pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
13/03/2014 Realizou-se na Sede Geral da Congregação, em Madri, Espanha, de 10 a 18 de janeiro o “Encontro de formadoras das etapas: Postulantado, noviciado e Juniorato” nas diversas localidades da Congregação.
17/02/2014 Durantes os dias 13, 14 e 15 de fevereiro, foi realizado o Tríduo Vocacional em preparação à Profissão Religiosa de Domingas Cícera...
27/01/2014 A Província Concepcionista do Brasil traz para nós a novidade da primeira profissão religiosa de Cícera Domingas Jesus dos Santos...
07/10/2013 Recordar é agradecer, é viver, é trazer à mente e ao coração as maravilhas do Senhor, o seu amor e plenitude.
15/08/2013 Informamos que nesta madrugada faleceu a nossa querida Irmã Visitação, deixando saudades.
06/06/2013 No mês de maio, Irmã Wanilda Melo Bárbara, Coordenadora do Conselho Provincial de Educação (CPE), juntamente com o Professor Gustavo Martins, da UNISINOS, visitaram os Colégios de Machado e Passos...
25/04/2013 No dia 15, reuniram-se na Sede Provincial, em São Paulo, os responsáveis pela comunicação da Rede por meio dos Sites de cada casa e do Portal Concepcionista.
25/04/2013 Foi realizado no dia 18 de abril de 2013, na Sede Provincial, em São Paulo, uma reunião com as Diretoras Gerais e Diretores pedagógicos leigos.
25/04/2013 Irmãs que acompanham os grupos e coordenadores dos grupos do MLC nas distintas localidades se reuniram em São Paulo.
15/02/2013 Passados os dias de Carnaval tem início o tempo da Quaresma com a imposição das cinzas sobre nossas cabeças e ouvindo este apelo de Jesus...
14/02/2013 A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada? Para que serve a fé?
30/10/2012 A comunidade de Jeremoabo comemorou com muita alegria a Canonização de Madre Carmen Sallés...
23/10/2012 A Missa de Ação de Graças, com a igreja repleta de fiéis, sentiu a presença de Santa Carmen Sallés...
12/09/2012 Dia 31/08 e 01/09, realizou-se, na Sede Provincial em São Paulo, o encontro com os responsáveis locais pelo SIGESC...
20/06/2012 Vem aí o II EAC: 16 a 18 de agosto!
24/05/2012 Canonização de Madre Carmen Sallés - 21 de outubro de 2012
06/07/2012 Nos dias 18 e 19 de maio, a equipe da CPE promoveu o encontro com as recepcionistas e telefonistas...
14/03/2012 Dia 09 de abril, será iniciada a nova Comunidade na Indonésia, na Diocese de Larantika...
09/03/2012 Confiram as próximas datas de Março...
27/02/2012 Projeto “Carisma em comunhão” - Encontro do Módulo 1- Recanto Betânia 14 a 17/03...
01/02/2012 Dia da Vida Consagrada e a entrada ao noviciado das postulantes Aline e Cícera...
01/02/2012 Reunião de Coordenadores de Pastoral na Sede Provincial...
04/01/2012 Retiro das Irmãs da Província no Recanto Betânia
04/01/2012 Me. Juliana Delgado chega ao Brasil dia 08/01/2012 e volta para a Espanha no dia 22/01/2012.
01/11/2011 Irmã Terezinha Duarte, delegada da Congregação visita o Colégio Carmen Sallés...
01/11/2011 Na manhã de quarta-feira, 26/10, Madre Maria Luz Martínez Andrés, superiora Geral, chegou a Machado.
10/10/2011 No sábado, 1º de outubro, a atividade interdisciplinar do 7º ano EF2 envolveu toda a Comunidade...
10/10/2011 Encerramos o mês bíblico com a certeza que bons frutos vão crescer...
29/09/2011 No dia 02 de setembro, nós, alunos do 9º ano, juntos com a Profª Ana Lúcia, visitamos o Instituto...
29/09/2011 No dia 21 de setembro os alunos, educadores, Irmãs e funcionários celebrararam...
20/09/2011 Mais uma vez os alunos do CMI participaram dos Jogos da Independência, competição realizada pelo...
20/09/2011 Sábado, dia 10 de setembro, os educadores e irmãs do CMISP participaram de mais um momento de oração
13/09/2011 No dia nove de setembro foi apresentado o monólogo “Uma família contra as drogas"...
13/09/2011 Aconteceu, no dia 24 de agosto, mais uma edição do Concurso de Poesia sobre as Congadas...
31/08/2011 Os alunos do Maternal II do CIC-Machado levaram para casa uma pasta contendo um livro da história...
31/08/2011 O cardeal Antonio María Rouca Varela, que presidiu a missa de abertura da Jornada Mundial...
09/08/2011 No dia 31/01 os professores e funcionários do Recanto Betânia tiveram uma manhã de reflexão e oração
09/08/2011 Com um delicioso café, os alunos do 1º ano EM do Regina Pacis, na companhia de seus pais...
08/08/2011 Os alunos do 8º EF ao 3º EM do CMISP participaram do 1º Encontro do MAJC - Movimento de Adolescentes
08/08/2011 Os professores do CMI RJ apresentaram os trabalhos pastorais...